quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Valorizar quem apenas assiste


Quando cheguei em Portugal umas da primeiras coisas que fiz foi visitar o Kartódromo de Braga, considerado uma das melhores pistas do mundo e onde é disputada várias provas a nível internacional. Foi nela que o brasileiro Sérgio Jimenez conseguiu a pole-position do campeonato do mundo.
Quando entrei na área de boxes estava sendo realizado um briefing de um campeonato amador. Fiquei muito surpreendido com a organização daquele campeonato. Todos os pilotos com equipamento homologado (mesmo não sendo obrigatório), um nível de pilotagem excelente e onde cada posição era disputada de forma aguerrida mas acima de tudo limpa.
Fui notando com o passar do tempo que estes troféus proliferaram em todo o país de forma impresionante, sendo cada um mais organizado que o outro e, em muitas situações, muito mais organizados que várias provas federadas que temos no Brasil.
Todos os campeonatos possuem sua página na internet, há sites especializados em cobrir estes troféus (http://www.guiadokarting.com/ ), e no final da temporada os 5 primeiros classificados destes campeonatos se enfrentam numa final nacional denominada taça Inter-Troféus.
Nos dias actuais, tenho o prazer de participar de alguns destes troféus, mais especificamente no Troféu Kapa (http://www.grupokapa.com/) e creio que não deixa a desejar a nenhum troféu com supervisão de um clube de copetição ou federação.
Várias destas provas oferecem premiação aliciantes e contam até com certo espaço na mídia especializada portuguesa.
Digo isso para mostrar que os kartódromos brasileiros, especialmente os nordestinos, podem obter ganhos fantásticos com este tipo de competição. Olhando para as grandes cidades, onde temos em muitas delas mais de 1 milhão de habitantes, sabemos de apenas 01, no máximo 02 troféus amadores, o que é insignifcante para o potencial mercado que possuem.
Creio que no momento que os responsáveis por estes kartódromos lance esta idéia entre grandes empresas, associações profissionais e até mesmo entre grupo de amigos, muitos outros troféus poderão ser lançados e muitos pilotos serão relevados além de aumentar o fluxo de caixa destas pistas.
Muitos dos pilotos em actividade no cenário do automobilismo português começaram neste tipo de prova e hoje ajudam a manter o automobilsimo português entre um dos esportes mais praticados no país.
Faço a minha parte e às vezes, até no pódium consigo subir. E no lugar mais alto!

* fotografia da última prova do Trofé Kapa no kartódromo da Batalha onde fiquei em 1 lugar no troféus equipes.

Sem comentários: